Gambá

O gambá de orelha preta (Didelphis aurita) tem uma função muito importante na natureza.

Os Gambás pertencem à família dos marsupiais, a mesma dos coalas e cangurus que todos conhecem! No Brasil existem duas espécies de Saruê, o Gambá de Orelha Branca (Didelphis albiventris) e o Gambá de Orelha Preta (Didelphis aurita).

          O termo da língua tupi-guarani, onde “gã’bá” ou “guaambá”, corresponde a um seio oco, ou seja, uma referência ao marsúpio (característica dos marsupiais, onde uma abertura ventral em forma de bolsa, abriga em seu interior, mamas, onde os filhotes nutrem-se e protegem-se durante parte de seu desenvolvimento).

O papel ecológico fundamental dos gambás é o fato de serem controladores de populações de pequenos roedores, escorpiões e serpentes, bem como dispersores de sementes, já que as espalham pela mata através de suas fezes.

     É onívoro, alimenta-se praticamente de tudo, como raízes, frutas, vermes, insetos, moluscos, crustáceos (caranguejos encontrados em zonas de manguezais), anfíbios, lagartos, aves e serpentes, pois é imune ao veneno de serpentes (Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, isolaram uma proteína existente no organismo do animal que o torna resistente ao veneno de cobras do gênero Bothrops, como a jararaca e a jararacuçu).  Em locais urbanos pode alimentar-se de ovos e aves domésticas e de resíduos orgânicos (sobras da alimentação humana e de animais domésticos).

No Morada da Praia, temos visto a aparição do Saruê com frequência, e algumas pessoas estão confundindo-os com ratos e acabam matando, CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE Seção I Dos Crimes contra a Fauna Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

Para evitar que o Saruê se alimente do lixo, realize o descarte da forma correta, separando o lixo reciclável, (colocando nos pontos de coleta seletiva espalhados dentro do condomínio), do lixo orgânico (colocando na sua lixeira apenas no dia que caminhão da coleta passar).

Caso seja necessária a remoção de algum animal silvestre ou encontrar um ferido entrar em contato imediato com: (13) 3312-1207 ou (13) 99637-0086.

Preservar é viver!

Gambá-Orelha-Preta